Kundalini Yoga

Segundo a antiga tradição Yogui, houve, há cerca de 40 000 anos, uma Idade de Ouro da Humanidade. Civilizações inteiras dominavam a ciência e as técnicas do yoga, que eram aplicadas em toda a parte para assegurar e aumentar a saúde, a felicidade e a qualidade de vida. A Idade de Ouro teve uma longa duração, mas, finalmente, há cerca de 26 000 anos, entrou em declínio, certamente devido a guerras e a catástrofes naturais. Nesta altura, a técnica do Yoga dividiu-se em especialidades e em várias escolas que apenas possuíam uma parte do saber total. Durante vários séculos, os Yoguis, os Pânditas, os Videntes e os Sábios foram obrigados a procurar refúgio na solidão dos Himalayas. Há apenas 500 anos, alguns Sábios, como Baba Siri Chand e o Guru Nanak, iniciaram o renascimento da antiga ciência e a sua recuperação para a vida quotidiana dos seres humanos.


Essa tradição foi continuada por Yogi Bhajan e que fundou uma instituição que tem como fim a divulgação do Kundalini Yoga no Ocidente: a 3HO, que significa Healthy, Happy, Holy Organization, ou seja, organização saudável, feliz e sagrada.


Para mais informação, consulte:

 

www.3ho.org

 


aquarian_times_yogi_bhajan copy

O corpo não se retesa por si só. Mas quando não o alongamos, vai acumulando rigidez que origina dores e doenças. Para conservar a flexibilidade do corpo é necessário alongá-lo. Desta forma, exerce-se força sobre os nervos e estimula-se o sistema glandular que purifica o sangue, tonifica a circulação e garante assim, a longevidade.


O Universo concedeu-nos a vida e o melhor que podemos fazer é amá-la e sermos felizes. O “caminho verdadeiro” da iluminação interior permite-nos viver em unidade com tudo o que foi criado. Através da prática de Kundalini Yoga desenvolvemos a energia vital para podermos viver a plenitude, o conhecimento intuitivo e a virtude em qualquer situação normal da nossa existência neste mundo.”


Yogi Bhajan, 15 de Maio de 1989


O Kundalini Yoga é uma disciplina antiga, com raízes no subcontinente indiano e que terá cerca de 100.000 anos. Era tradicionalmente ensinado por um mestre ao seu discípulo, em círculos restritos e muito fechados.

 

Devido aos seus efeitos poderosos somente os eleitos tinham acesso a estes ensinamentos yoguicos. Quebrando a antiga tradição secular de segredo que envolvia o Kundalini Yoga, Yogui Bhajan foi o primeiro a ensinar esta ciência publicamente, quando chegou ao Ocidente em 1968.

 

Com a aproximação da Era de Aquário e a abertura do movimento hippy para a espiritualidade, e numa alternativa eficiente à predominante cultura das drogas, Yogui Bhajan decidiu ensinar o Kundalini Yoga a todos desejosos de o aprender, mantendo a sua máxima de que veio “para formar professores e não para juntar alunos”.

 

Kundalini Yoga é um sistema integral que pratica os diferentes ramos do Yoga num único sistema. É uma ciência e prática poderosa com efeitos de transformação mais ou menos imediatos e que pode ser praticado por qualquer pessoa de acordo com a sua vontade e aptidão. Combina técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação actuando de forma directa no equilíbrio físico, mental e emocional. Alivia as tensões do corpo e pressões da mente, desperta atitudes e força interior, capacitando-nos a enfrentar os desafios do mundo actual.

 

Despertando uma sensação de paz e felicidade interior.“… Todo o ser humano, não importa a que religião pertença, irá encara uma realidade no futuro onde irá precisar de um sistema nervoso saudável e forte, de clareza mental e do respaldo da força espiritual. Podemos dizer com confiança, que a única maneira de fazer isto é através das técnicas yoguicas pelas quais o corpo, a mente e o espírito podem ser fortalecidos ou desenvolvidos. As pessoas do futuro devem ter prática yoguica para se sustentarem. É uma necessidade dos tempos. Ao redor de 2013, 40 a 60 ‰ da população estará a praticar yoga. As pessoas irão ver que aqueles que praticam yoga são brilhantes e belos, calmos e bem-aventurados. Reconhecerão que a comunidade yoguica é sincera e de confiança, servindo e doando.

 

O Yoga com todo o seu sistema prevalecerá. Vemos claramente esta tendência e ela irá liderar o fim da insanidade humana. Yoga é uma ciência para toda a humanidade. É a zeladora da graça e radiância humana. Ela sustenta um grande futuro para todo o ser humano e traz calibre mental para o propósito e para a prosperidade da vida. “Yogi Bhajan, Abril de 1999

 

Benefícios

Liberta a mente de pensamentos negativos;

Repõe as reservas de optimismo e de esperança;

Ajuda-nos a ultrapassar os obstáculos;

Harmoniza a respiração;

Minimiza o stress;

Alivia a tensão e a fadiga;

Combate a postura incorrecta;

Melhora a flexibilidade corporal;

Rejuvenesce a coluna vertebral;

Fortalece os sistemas imunitário, nervoso, endócrino, respiratório e circulatório;

Exercita os nervos, músculos e glândulas;

Educa a atenção e confere concentração.

 

 

O termo Kriya no Kundalini Yoga, refere-se a uma postura ou uma sequência de posturas, respirações e sons que trabalham em conjunto para atingir um determinado objectivo específico. Yogi Bhajan desenhou vários Kriyas, tais como: Kriyas para os Rins, para os pulmões, para o sistema nervoso, para a digestão, para um sistema de eliminação saudável, entre muitos mais. O estado final é sempre mais elevado do que o inicial, pois um Kriya faz com que a nossa consciência individual fique congruente com a consciência universal.


Deixamos aqui alguns sites onde encontram Kriyas de Kundalini Yoga para descarregar:

 

www.shaktakaur.com

www.pinklotus.org

 

 

É importante não introduzir modificações nos elementos de cada Kriya, pois isso interfira com os seus resultados. Por questões práticas, é possível diminuir a duração dos exercícios, mas convém, manter a proporção de tempo atribuída a cada um deles.

É também importante, incluir sempre um período de relaxamento no final de cada Kriya, de modo a que os seus efeitos possam ser integrados e assimilados. Dez minutos na posição horizontal são normalmente suficientes.


Se o praticante pretende obter efeitos mais duradouros, é aconselhável praticar um Kriya durante 40 dias consecutivos. Se o praticante não tiver experiência, a prática de Kundalini Yoga deverá ser acompanhada de um instrutor.


Onde Praticar

Palmela:  Ajnahouse  | 2.ª das 19h00 às 20h30 | 5.ª das 18h30 às 20h00 – KUNDALINI YOGA

Palmela:  Ajnahouse  | 3.ª das 19h00 às 20h30 | 6.ª das 10h00 às 11h30 – GONG YOGA

Pinhal Novo:  Academia Pantera Negra  | 2.ª das 10h00 às 11h30  – KUNDALINI YOGA

 

Contacte-nos para mais informações: geral@cosmicgong.com

Consulte o Blog da Associação, para uma pesquisa mais alargada (território nacional):

Kundalini Yoga Portugal – Associação de Professores –  www.kundaliniyogaportugal.blogspot.com

 

 

Formação de Instrurores de Kundalini Yoga em Portugal

Quinta do Rajo – www.quinta-do-rajo.pt