kundalini yoga

2º, 3º e 4º -1h30

Aulas Regulares

Yoga

“Desperta para uma sensação de paz interior e felicidade.”

Kundalini Yoga é uma ciência, um sistema integral que pratica os diferentes ramos do Yoga num único sistema.
Combina técnicas respiratórias com movimentos, posturas físicas, relaxamento e meditação que actuam na elevação da energia kundalini pelo canal da espinha vertebral. A ascensão desta energia vital atravessa e activa os centros energético (chackras) e permite experienciar um equilíbrio físico, mental e emocional.
É uma prática poderosa com efeitos quase imediatos e que pode ser praticado por qualquer pessoa de acordo com a sua vontade e aptidão.

HORÁRIOS AULAS REGULARES

KUNDALINI YOGA
Ano lectivo de 2019-20
2º – 19h às 20h30
4º – 19h00 às 20h30
COSMIC GONG STUDIO
Palmela, Setúbal

BENEFÍCIOS

  • Liberta a mente de pensamentos negativos;
  • Repõe as reservas de optimismo e de esperança;
  • Ajuda-nos a ultrapassar os obstáculos;
  • Harmoniza a respiração;
  • Minimiza o stress;
  • Alivia a tensão e a fadiga;
  • Combate a postura incorrecta;
  • Melhora a flexibilidade corporal;
  • Rejuvenesce a coluna vertebral;
  • Fortalece os sistemas imunitário, nervoso, endócrino, respiratório e circulatório;
  • Exercita os nervos, músculos e glândulas;
  • Educa a atenção e confere concentração.

HISTÓRIA / CURIOSIDADE

O Kundalini Yoga é uma disciplina antiga, com raízes no subcontinente indiano e que terá cerca de 100.000 anos. Era tradicionalmente ensinado por um mestre ao seu discípulo, em círculos restritos e muito fechados.
Devido aos seus efeitos poderosos somente os eleitos tinham acesso a estes ensinamentos yoguicos. Quebrando a antiga tradição secular de segredo que envolvia o Kundalini Yoga, Yogui Bhajan foi o primeiro a ensinar esta ciência publicamente, quando chegou ao Ocidente em 1968.
Com a aproximação da Era de Aquário e a abertura do movimento hippy para a espiritualidade, e numa alternativa eficiente à predominante cultura das drogas, Yogui Bhajan decidiu ensinar o Kundalini Yoga a todos desejosos de o aprender, mantendo a sua máxima de que veio “para formar professores e não para juntar alunos”.

YOGA E OS KYRAS

O termo Kriya no Kundalini Yoga, refere-se a uma postura ou uma sequência de posturas, respirações e sons que trabalham em conjunto para atingir um determinado objectivo específico. Yogi Bhajan desenhou vários Kriyas, tais como: Kriyas para os Rins, para os pulmões, para o sistema nervoso, para a digestão, para um sistema de eliminação saudável, entre muitos mais. O estado final é sempre mais elevado do que o inicial, pois um Kriya faz com que a nossa consciência individual fique congruente com a consciência universal.
É importante não introduzir modificações nos elementos de cada Kriya, pois isso interfira com os seus resultados. Por questões práticas, é possível diminuir a duração dos exercícios, mas convém, manter a proporção de tempo atribuída a cada um deles.
É também importante, incluir sempre um período de relaxamento no final de cada Kriya, de modo a que os seus efeitos possam ser integrados e assimilados. Dez minutos na posição horizontal são normalmente suficientes.

ESTRUTURA

As aulas de Kundalini Yoga, nunca são iguais , apesar de terem uma estrutura pré-definida e conjunto de sequências.
A aula inclui: Abertura e Protecção, Exercícios de Alongamento e Respiratórios, Kiryas , Meditação, Fecho e Mantras.

Queres-te inscrever?

Próximas datas
Ficha de inscrição